AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA LEGISLATIVA DEBATE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SOORETAMA.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O debate foi convocado pela Comissão de Constituição e Justiça, composta pelos Vereadores klysmamm Marcelino M. Pereira (presidente), Oscar Francisco dos Santos (membro) e Tarcisio Bobbio (membro). A audiência pública teve a finalidade de construir soluções a respeito da educação especial/inclusiva, no âmbito das escolas municipais de Sooretama, com o tema DESAFIOS E INVESTIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE SOORETAMA. O evento ocorreu na última terça-feira (23/05), no Auditório da Câmara Municipal de Sooretama.

Após a abertura, feita pelo Presidente da Comissão Klysmamm Marcelino, foi formada uma mesa composta pelo Prefeito de Sooretama Alessandro Broedel Torezane, a Secretária de Educação Raquel da Silva Felipe, os Vereadores de Sooretama Oscar Francisco dos Santos, Tarcisio Bobbio, Joceandro cruz Machado, Aldemir dos Santos Frederico, pelo Presidente da Casa João Paulo da Silva, pelas representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Linhares (AMALI) Eliana Querino Dias e Ingrid Honorato e pelo Vereador de Linhares Antônio César.

“A inclusão nos processos educacionais está prevista por lei no Brasil, no entanto não se vê a implementação no município de Sooretama. Sabemos muito bem que a escola inclusiva é a execução na prática daquilo que está em nossa Constituição. Sua realização deverá ser assegurada preferencialmente na rede regular de ensino. Esta é uma demanda que já vínhamos acompanhando, inclusive sendo objeto de solicitação de ajuda por parte dos pais dessas crianças e adolescentes apresentando queixas na rede de educação do nosso município. Vale também ressaltar que as instituições de ensino necessitam respeitar o que rege a Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”. Pontuou o Vereador e Presidente da Comissão Klysmamm Marcelino.

Alguns participantes da plateia, em sua maioria formada por mães se pronunciaram. Houve, também, a participação de mães de crianças com deficiência, principalmente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretária de Educação e o Prefeito Municipal ouviram a realidade dessas mães.

“Sabe o que mais doe? As escolas e a sociedade não estão preparadas para o meu filho", diz mãe de menino com autismo.

O Legislativo Municipal enfatiza a importância de conscientizar a população e profissionais sobre a inclusão. É preciso mudança, ações concretas e profissionais capacitados na educação especial. A Casa de Leis está aberta para ouvir todas as demandas dos cidadãos; mães, pais e profissionais da área.

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo e você pode assistir na íntegra no Instagram Kmarcelino_

CÂMARA MUNICIPAL DE SOORETAMA

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de maio de 2023