Câmara de Sooretama homenageia mulheres em Sessão Solene nesta sexta-feira (8)

Durante a solenidade, serão entregues títulos de ‘Mulher Destaque 2024’. Conheça as homenageadas.

07 de março de 2024 às 17h18.

A Câmara de Vereadores de Sooretama realiza Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8 de março. A solenidade começa às 18h30, na sede do Poder Legislativo.

Na ocasião, a Câmara reconhece, valoriza e homenageia as mulheres do município, concedendo o Título ‘Mulher Destaque 2024’ àquelas que se sobressaem, seja pelo sucesso profissional, pela atuação na defesa dos direitos do gênero ou por relevantes serviços prestados na área social em prol da valorização da mulher.

Serão agraciadas neste ano 11 mulheres, cujos exemplos de vida inspiram a outras e mostram o quão importante é a participação da mulher e a sua atuação nos diversos segmentos da sociedade.

Eis as homenageadas:

» Adriana Lima da Rocha da Silva

» Carla Pirovani de Almeida Martins

» Edilene Santana Ferreira Helmer

» Eliana Pereira da Silva Feliz

» Elizabeth Santana de Morais

» Jovita Ferreira Lopes Viana

» Leopoldina Freire Bobbio

» Maria de Lourdes Almeida

» Marieta Francisca Felipe

» Marinalva Belém de Souza

» Valdineia Madalena Silva dos Santos

Os preparativos para a Sessão Solene estão sendo finalizados

Mulher Destaque

O Título Mulher Destaque foi instituído no Município de Sooretama, no âmbito do Poder Legislativo, no ano de 2017, através da Lei Municipal nº 853/2017, de autoria da vereadora licenciada Jaqueline Gomes, atual secretária municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania.

Por indicação dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito municipal, a honraria é concedida anualmente, durante Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. O 8 de março foi escolhido para simbolizar a data, pois nesse dia, no ano de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entravam em greve e ocuparam a fábrica, reivindicando a redução da jornada de trabalho, que na época era de mais de 16 horas diárias, beirando a escravidão.

A data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a reivindicação era somente por igualdade salarial, mas, atualmente, a luta das mulheres é também contra o machismo e a violência.

O Município de Sooretama, em especial a Câmara Municipal, tem se destacado na valorização, proteção e defesa dos direitos das mulheres. Neste sentido, o Poder Legislativo oficializou neste ano a instalação da Procuradoria Especial da Mulher, com a nomeação de uma Procuradora Especial e uma Procuradora Adjunta, que atuarão em sintonia com outros órgãos da administração pública na promoção de políticas voltadas para o amparo e a proteção das mulheres e suas famílias, prevenindo e combatendo todas as formas de violência e discriminação contra o público feminino. O órgão desempenhará papel social relevante no município, atuando também na promoção de ações educativas e de apoio psicológico às mulheres em situação de vulnerabilidade.