Projetos de Joceandro Machado homenageiam pioneiros de Sooretama
sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade dois projetos de lei - 149/2023 e 152/2023, de autoria do vereador Joceandro Cruz Machado, homenageando dois dos desbravadores de Sooretama. Arnaldo Serafim e José Velasco da Silva terão seus nomes imortalizados em logradouros públicos do município, em reconhecimento pela contribuição de ambos em favor do desenvolvimento local.

Um dos pioneiros de Joeirana A, no interior de Sooretama, Arnaldo Serafim dará nome ao logradouro conhecido como ‘Rua do Campo’, na comunidade. Já José Velasco da Silva será a denominação da praça de lazer do bairro Dalvo Loureiro. A obra está em fase de conclusão e deve ser oficialmente aos moradores na próxima semana.

O saudoso Arnaldo Serafim e a esposa Idalina

Arnaldo Serafim, o ‘Seu Naldo’, como era popularmente conhecido, nasceu em 19 de julho de 1940, em Colatina, e ainda na infância se mudou com a família para Joeirana A. Homem de fé e coração voluntário, ele ajudou a promover o crescimento da comunidade e acompanhou todo o processo de emancipação de Sooretama, concretizado em 1994. Casado com Idalina Broede, teve três filhos – Rogério, Renato e Regiane, além de netos. ‘Seu Naldo’ faleceu aos 71 anos, em dezembro de 2011.

Patriarca de uma tradicional família sooretamense, José Velasco da Silva nasceu em 09 de março de 1916, no distrito de Morro do Coco, em Campos dos Goytacazes/RJ. Ele chegou à região no ano de 1951, se estabelecendo em Córrego João Pedro, onde adquiriu um pedaço de terra e começou a desbravar para o cultivo agrícola. Dessa maneira, ajudou a fundar o povoado de Córrego Manoel Alves, que mais tarde se tornaria o distrito de Córrego D’Água, hoje município de Sooretama.

Casado com Luzia Pereira da Silva, José Velasco teve 15 filhos: José Velasco Filho, Lenício, Benício, Francisco, Aloízio, Antônio Carlos, Maria José, Lúcia Maria, Elizete, Josene, Josete, Ivete e Luíza.

Antônio Carlos Velasco, o Cacau Velasco, um dos filhos de José Velasco da Silva, ao lado do vereador Joceandro, exibindo o projeto de lei aprovado em homenagem ao seu pai

Atualmente, quatro de seus filhos são moradores de Sooretama: José Velasco Filho, Francisco Velasco (Chico), Aloízio Velasco (Balico) e Antônio Carlos Velasco, o popular Cacau Velasco. Além deles, Lenício Velasco também tem fortes raízes no município.

José Velasco da Silva faleceu em 07 de outubro de 1986, aos 70 anos.

CÂMARA MUNICIPAL DE SOORETAMA - ES

Portal desenvolvido e mantido por