Homenagens e reconhecimento: Sessão Solene histórica marca os 30 anos de Sooretama

Além da entrega de Títulos de Cidadania Sooretamense a várias personalidades, a Câmara homenageou os cinco prefeitos que passaram pela gestão do município nestas três décadas.

05 de abril de 2024 às 10h26.

Uma Sessão Solene memorável realizada pela Câmara Municipal de Vereadores marcou de forma oficial a passagem do 30º aniversário de emancipação política de Sooretama, na noite da última segunda-feira, dia 1º de abril.

Pela primeira vez, o evento aconteceu nas dependências externas da Câmara. Foi uma noite dedicada a homenagens, ao reconhecimento e à celebração da história, das riquezas, conquistas e do desenvolvimento alcançado pelo município nestes 30 anos.

 

Foram homenageadas pela Câmara com a outorga do Título de Cidadania Sooretamense, a principal honraria municipal, 22 personalidades que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento político, social e econômico do município. Trata-se do reconhecimento em vida ao trabalho, aos relevantes serviços prestados e ao legado de cada um em prol da sociedade local.

Na ocasião, a Câmara também concedeu Homenagem Honrosa aos cinco prefeitos que passaram pela gestão do município nestes 30 anos, em reconhecimento aos feitos e o legado deixado por cada um. Receberam a honraria, os ex-prefeitos Esmael Loureiro (primeiro prefeito da história de Sooretama), Antônio Maximiano dos Santos, Joana Rangel, Moacir Camiletti e o atual prefeito Alessandro Broedel.

Dirigida pelo presidente João Paulo da Silva, com as presenças de todos os vereadores, do prefeito e do vice-prefeito municipal, entre outras autoridades, a Sessão Solene foi abrilhantada com as participações da cantora Dinorah Porto, autora do Hino Oficial de Sooretama; do Ministério Altares, da Igreja Assembleia de Deus Cadeeso de Sooretama; e da Miss Universo Sooretama 2024, Sabrina Pinheiros. Ela representará o município no concurso Miss Universo Espírito Santo.

O Hino Oficial de Sooretama foi interpretado na voz da própria autora, Dinorah Porto

Ao final, com direito a bolo simbólico, levado pelas mãos da Miss Sabrina Pinheiros, os presentes cantaram o tradicional “Parabéns para Sooretama”.

PREFEITOS HOMENAGEADOS 

ESMAEL NUNES LOUREIRO – Primeiro Prefeito do Município, de 1997 a 2000, e também em outras duas ocasiões, de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016. Governou Sooretama no total por três mandatos.

 

ANTÔNIO MAXIMIANO DOS SANTOS (ANTÔNIO JAÓ) – Foi o segundo prefeito da história de Sooretama. Governou o município de 2001 a 2004.

 

JOANA DA CONCEIÇÃO RANGEL – Única mulher a governar o município, foi prefeita de 2009 a 2012.

 

MOACIR CAMILETTI – Na condição de vice-prefeito, assumiu o cargo de prefeito de Sooretama no período de julho a dezembro de 2012. Também recebe homenagem por ter sido o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Sooretama, no biênio 1997/98.

 

ALESSANDRO BROEDEL TOREZANI – É o atual prefeito de Sooretama. Único a ser reeleito para o cargo, está no exercício do segundo mandato consecutivo à frente do Poder Executivo Municipal (2016 a 2020 e 2021 a 2024).

AGRACIADOS COM TÍTULO DE CIDADANIA SOORETAMENSE

ELIENE GONÇALVES FIGUEIREDO

Indicada pelo presidente da Câmara João Paulo da Silva

Mineira de Almenara, a professora Eliene Gonçalves Figueiredo, hoje com 73 anos de idade, dedicou mais de 40 anos de sua vida à educação em Sooretama, contribuindo na formação do caráter de muitos cidadãos do município. Ao chegar ao então distrito de Córrego D’água, há aproximadamente 45 anos, após ser aprovada em concurso público do Estado, ela aceitou o desafio de lecionar na pequena escola da comunidade de Joeirana B. Foram tempos difíceis. No início, teve que dormir na própria escola, em uma esteira, junto com o filho Alan, na época com apenas um ano de vida, enquanto a mais velha, Eliane, foi acolhida na casa do saudoso ex-vereador Jovino Viana de Souza, pois precisava estudar na cidade. Após um período nessa condição, a família do senhor João Fornazier, ofereceu a ela moradia em sua própria residência, em Joeirana. Anos mais tarde, Eliene conseguiu transferência para a Escola Estadual ‘Armando Barbosa Quitiba’. Além de professora, Eliene atuou também como coordenadora e diretora escolar.

 

JOÃO LIMA DA SILVA

Indicado pelo presidente da Câmara João Paulo da Silva

O esportista João Lima da Silva, popularmente conhecido como “João Neguinho”, é natural de Prado, no Estado da Bahia, e há 45 anos está em Sooretama. Ex-jogador de futebol amador na cidade, tendo defendido times como o tradicional Uberaba de Córrego Alegre, ele segue atuando como treinador, prosseguindo um trabalho que iniciou há 34 anos, de forma voluntária, com o objetivo de afastar os jovens sooretamenses dos vícios e das “más companhias”. Aos 60 anos de idade, João Neguinho está em frente em Sooretama do projeto ‘Campeões do Futuro’, destinado a revelar novos talentos para o futebol.

 

JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA

Indicado pelo vereador Aldemir dos Santos Frederico

Aos 62 anos de idade, o agricultor José Maria de Oliveira contribui para o desenvolvimento de Sooretama desde 1980, quando chegou à região oriundo de Aymorés, em Minas Gerais. Morou e trabalhou nas localidades de Joeirana A e B, Patióba e Barro Roxo, no interior do município. Há 13 anos, reside no Sítio Oliveira, de sua propriedade, em Córrego Coqueiro. É casado com dona Tereza Carmelita e pai de dois filhos: Bruno e Lucas.

 

LORENZO DURÃO CÁPUA

Indicado pelo vereador Aldemir dos Santos Frederico

Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduando na especialidade de Psiquiatria, o Dr. Lorenzo Durão Cápua, linharense, de 29 anos, atende à população de Sooretama com dedicação e excelência, há dois anos, atuando na unidade PSF do Centro da cidade e como médico plantonista no Pronto Atendimento (PA) 24 horas.

 

EDNALVA DA SILVA

Indicada pelo vereador Igor Costa Silva

Natural de Camacan, no Estado da Bahia, dona Ednalva da Silva tem 66 anos e há mais de 30 anos é moradora de Sooretama. Mãe de 11 filhos, é exemplo de mulher humilde e lutadora que, como tantas outras, ajuda a construir diariamente o desenvolvimento do município, com muito trabalho, suor e lágrimas. Já trabalhou como meeira em lavoura de café e em empresas como a Lasa e a Marin Papaya. Atualmente, exerce a profissão de cuidadora. 

 

VALDEIR ALVES ARAÚJO

Indicado pelo vereador Igor Costa Silva

Com 67 anos de idade, natural de São Mateus, Valdeir fixou suas raízes no então distrito de Córrego D’Água, hoje município de Sooretama, há mais de 40 anos. Cidadão muito conhecido e respeitado na cidade, pai de quatro filhos, ele trabalha há 21 anos na mesma empresa, a Lasa, onde se destaca como funcionário exemplar, exercendo sua função com orgulho e dedicação.

 

MARIA DA PENHA RIZZO ALMEIDA

Indicada pelo vereador Joceandro Machado

Servidora pública aposentada do Estado e do Município, dona Maria da Penha Rizzo Almeida tem 78 anos de idade. Moradora da Rua Gabidelli, no Centro da cidade, há mais de 60 anos, ela acompanhou o crescimento do então distrito de Córrego D’Água e o nascimento do Município de Sooretama, constituindo uma numerosa família de seis filhos (entre eles o ex-vereador José Anízio Almeida), além de 16 netos e vários bisnetos.

 

GEOVANE SOUZA SIQUEIRA

Indicado pelo vereador Klysmamm Marcelino

O biólogo e botânico Geovane Souza Siqueira, de 49 anos, é pós-graduado em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Desde 1995, portanto há quase 30 anos, atua como assistente de Meio ambiente na Reserva Natural da Vale, no setor de pesquisa florestal e flora nativa. Desde 2009 como curador do herbário e identificador botânico, Geovane colaborou em inventários florestais no Espírito Santo, Sul da Bahia e Goiás e também atuou na coleta de várias novas espécies para a flora capixaba. Ele ainda participou da elaboração da lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Espírito Santo, em 2019, e recebeu homenagem na Flora Brasil, com pelo menos três espécies catalogadas em seu nome.

 

JOEL ALVES

Indicado pelo vereador Klysmamm Marcelino

Natural de Fundão, Joel Alves chegou à então localidade de Córrego D’Água ainda bebê, na companhia dos pais, com apenas um ano de vida. Hoje aposentado, com 69 anos, ele viu a cidade crescer e se tornar o próspero município que é atualmente. Casado, pai de cinco filhos, Joel trabalhou como motorista, gerente de fazenda, servidor público municipal e durante mais de 24 anos se dedicou ao estabelecimento comercial que fundou em Sooretama.

 

PAULO HENRIQUE PINTO DA ROCHA

Indicado pelo vereador Oscar Santos

Evangélico, casado, pai de quatro filhos e avô de sete netos, Paulo Henrique Pinto da Rocha é feirante e pequeno produtor rural de café e pimenta do reino em Sooretama, dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do município. Hoje com 52 anos de idade, ele começou cedo a lida na roça, aos 13 anos. Já trabalhou também, durante cerca de 10 anos, na profissão de motorista.

 

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA

Indicado pelo vereador Oscar Santos

Natural de São Gabriel da Palha, José Carlos de Oliveira, o Carlinhos, como é popularmente conhecido, tem 43 anos de idade, a maior parte deles vividos e dedicados à Sooretama, onde mora há cerca de 35 anos. Atualmente, está à serviço da população local como servidor público municipal, lotado como motorista na área da Educação. Também é produtor de hortaliças e feirante no município. Casado e pai de uma filha, José Carlos integrou durante vários anos, como baterista, a extinta banda católica Novo Milênio, formada em Sooretama pela Pastoral da Juventude da Paróquia Cristo Rei.

 

JEAN CÁSSIO SILVEIRA MOROZINI

Indicado pelo vereador Paulo Sérgio de Rezende

Membro de uma das famílias precursoras do desenvolvimento de Sooretama, Jean Morozini tem 36 anos de idade. Filho do tradicional casal de comerciantes Horaluz Silveira Morozini e José Maria Morozini, ele seguiu o mesmo ramo dos pais. Em 2011, inaugurou na cidade a parada Animal, uma completa loja que se dedica principalmente ao cuidado e a venda de produtos para pets. É casado com Ramila Romanha Ferreira e pai da pequena Clarice Ferreira Morozini.

 

LIDIO JUSTINIANO DA CRUZ

Indicado pelo vereador Paulo Sérgio de Rezende

Homem popular e de muitos amigos, Lídio Justiniano da Cruz, de 75 anos de idade, mora no Centro de Sooretama desde 1969, quando aqui chegou, sozinho, para trabalhar e ajudar no desenvolvimento do antigo Córrego D’Água. Somente em 1982, ele trouxe a família. Atualmente aposentado, trabalhou por quase 25 anos como operador de máquinas pesadas na Lasa. É pai de quatro filhos: Uanderson, Weliton, Francieli e Adriana Iekel.

 

IVANIA GUILHERME LUIZ

Indicada pelo vereador Tarcísio Bobbio

Cristã católica, casada e mãe de um casal de filhos, Ivania é natural de Rio Bananal, tem 43 anos e há 11 anos está em Sooretama. Participa da comunidade Maria Imaculada como Ministra da Palavra e atuou também na Pastoral da Criança. Formada em Serviço Social, Ivania atua na atenção a famílias carentes e mantém um olhar amoroso especialmente para os idosos e os enfermos da nossa população. Ela também trabalha no setor administrativo do CEAMI e como motorista na empresa Aritur.

 

RILDO VIDAL

Indicado pelo vereador Tarcísio Bobbio

Mineiro de Governador Valadares, Rildo Vidal ou “Rildo Pedreiro”, como é conhecido em Sooretama, chegou ao município em 1992, acompanhado da esposa Eliana, começando a vida, em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida. Aqui fixou suas raízes, formando uma família hoje constituída por quatro filhos, além de genro, nora e quatro netos. Aos 56 anos, ele se destaca como mestre de obras na região. É referência por suas obras feitas com dedicação e qualidade, dessa forma ajudando a construir o progresso da nossa cidade.

 

CASTILIO GAMA

Indicado pelo vereador Willington Costa

Pescador profissional aposentado, Castilio Gama tem 69 anos de idade. Nasceu, cresceu, constituiu família e até hoje mora no distrito de Comendador Rafael, também conhecido como Patrimônio da Lagoa Juparanã, que à época pertencia a Linhares. É o patriarca de uma numerosa e tradicional família da comunidade, formada por 15 filhos, 27 netos e 7 bisnetos. Homem humilde, zeloso pela família e de bom coração, está sempre à disposição para ajudar a todos os que dele precisam. Mesmo aposentado, Castilio não deixa de viver e praticar sua grande paixão: a pesca. Ele é exímio entralhador de redes, tecendo tanto as dele como as de outros pescadores.

 

DOMINGOS RIGATO

Indicado pelo vereador Willington Costa

Domingos Rigato, nascido na pequena cidade de Santa Maria de Itueta/MG, tem hoje 77 anos de idade. Chegou à localidade de Córrego Patioba no ano de 1967 e ali criou suas raízes. Sempre trabalhou na agricultura, tirando da terra e do suor de seu trabalho o sustento de toda a família. Casado com Maria do Carmo, ele teve quatro filhos, que o agraciaram com 12 netos e três bisnetos. Homem íntegro, honesto e comprometido com o desenvolvimento da agricultura familiar de Sooretama, Domingos já foi membro da Associação de Agricultores de Chumbado, presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Sooretama, de 2020 e 2022, e há três anos preside a Associação de Agricultores de Joeirana B, além de ser membro também da Associação de Pescadores de Comendador Rafael.

 

JOÃO MARTINS FILHO

Indicado pelo vice-prefeito Fernando Camiletti

O agricultor João Martins Filho, o “João Preto”, como é popularmente conhecido, tem 70 anos de idade. Ele veio de Minas Gerais para o Espírito Santo há mais de 40 anos, recém-casado, ao lado da esposa Ana Maria, em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida. Em Sooretama, constituiu a família, hoje formada por quatro filhos e cinco netos, e ajudou com seu trabalho a desbravar o município. Apaixonado pela agricultura e pelo futebol, é torcedor fiel da Associação Atlética Chumbado. Homem de fé, católico, é atuante na comunidade São João Batista, de Córrego Calçado.

 

RICARDO FRANCISCO DOS ANJOS

Indicado pelo vice-prefeito Fernando Camiletti

Natural de Domingos Martins, Ricardo Francisco dos Anjos tem 73 anos e reside em Sooretama desde 1980, portanto, há 44 anos. Servidor público aposentado, ele dedicou mais de 23 anos de bons serviços prestados ao município. É casado com dona Maria e pai de três filhos.

 

MARIA DE FÁTIMA LUBIANA

Indicada pelo prefeito Alessandro Broedel

Graduada em Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Finanças, Controladoria e Auditoria, além de diretora da empresa Lubiana Associados, Maria de Fátima Lubiana é consultora especialista na captação de investimentos junto a instituições financeiras e na obtenção de incentivos fiscais junto a todos os órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. Por meio de seu trabalho, ela contribui de forma direta e indireta na atração de grandes empresas para Sooretama, dessa forma proporcionando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social do município.

 

WALDIR DURÃO FILHO

Indicado pelo prefeito Alessandro Broedel

Deputado estadual na legislatura de 1991 a 1995, Waldir Durão Filho participou e colaborou diretamente no processo de emancipação de Sooretama e também de Vila Valério, ambos sacramentados em março de 1994. Sua atuação na Assembleia Legislativa foi determinante para a criação dos dois municípios. Trinta anos após a emancipação, Waldir Durão segue contribuindo com o desenvolvimento de Sooretama, desta vez, como empresário. Ele é proprietário da área de um condomínio industrial, no bairro Alegre, onde estão instaladas as empresas Intral, Iluminatic e Luminae, que juntas geram inúmeros postos de trabalho na cidade.

ACOMPANHE A CÂMARA

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira de 07h às 18h

E-mail

falacidadao@camarasooretama.es.gov.br

Telefone

(27) 3273-1314 / (27) 99649-2073

Endereço

Av. Ângelo Suzano, nº 850 - Centro - Sooretama/ES - CEP 29927000

Localização

Copyright ©2023. Câmara Municipal de Sooretama. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.